ARIC 2009
A ARIC (Association Internationale pour la Recherche InterCulturelle) é uma associação suíça destinada a dinamizar pesquisas interculturais; promovendo intercâmbio entre pesquisadores de todo o mundo, incentivando a pesquisa nas diversas áreas do saber humano.
Faz parte das atividades da ARIC a promoção de congressos bianuais por todo o mundo; tendo sido o Brasil escolhido para sediar o ARIC 2009.
Encontro de pesquisadores na área da Educação, o ARIC 2009 teve como tema “Descolonizar o Saber e o Poder”. O encontro foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, sob o patrocínio de diversas entidades; entre elas: A Agence Universitaire de Francophonie, o Centre de Recherces Pour Lê Développement Internacional, o CNPq, a FAPESP, o FOAUBAI, a FAPESC, o MEC, a PETROBRAS, entre outros.
Realizado no período de 29 de Junho a 03 de Julho de 2009, o congresso foi desenvolvimento em dois momentos: Em mesas plenárias, com apresentação de conferencistas renomados, realizado em auditórios centrais, seguidos de apresentação de trabalhos em GT (Grupos de Trabalhos); em salas ou auditórios secundários.
O Instituto a Vez do Mestre esteve presente, representado por dois alunos de graduação do Curso de Pedagogia à Distância: João Henrique Lacerda Ferreira e Antônio Ricardo Penha; que apresentaram o trabalho entitulado “Das Liberdades e dos Permissivos Constitucionais no Desenvolvimento de Políticas Educacionais do Povo Brasileiro e da Necessidade de Capacitação do Profissional no Lidar de Realidade”.
A apresentação ocorreu no dia 01 de Julho de 2009, no Grupo de trabalho 04, Interculturalidade, Educação e Movimentos Sociais; no auditório FAPEU da Universidade Federal de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis.