METAFÍSICA DE PLATÃO
1) A metafísica Platônica é
impregnado pelo dualismo: MUNDO SENSÍVEL (físico, imperfeito, ilusório, reflexo,
distorcido) X MUNDO DAS IDEIAS (Além da física, perfeito, real, fonte -No
sentido de Origem-, íntegro).
2) PLATÃO foi o primeiro filósofo a construir fisicamente uma escola, na época
chamada de academia.
3) Platão dividiu também seus ensinamentos de maneira dualística: ESOTÉRICOS (DENTRO
DOS MUROS), e EXOTÉRICOS (FORA dos muros).
4) Ele dizia que os ensinamentos metafísicos eram esotéricos, e que só deveriam
ser ensinados verbalmente, dentro dos muros da academia.
5) Platão dizia que os ensinamentos esotéricos, quando escritos, perdiam parte
do seu significado.
6) Segundo Platão, as idéias são eternas (sempre existiram). As idéias são
modelos, arquétipos eternos e prefeitos, tendo sua origem no divino.
7) Segundo ele, nos primórdios, o mundo das idéias e o mundo material existiam
paralelamente, sem comunicação um com o outro. O das idéias perfeito e ordenado,
o da matéria entregue ao caos.
8) Ainda, segundo a sua metafísica, Demiurgo, uma das divindades do mundo das
idéias, decidiu criar uma cópia mundo das idéias no mundo material. Para isso usou as almas,
entidades pré-existentes, como instrumentos para controlar e ordenar o mundo físico, dando
forma e ordem ao caos. Assim, todas as coisas visíveis são projeções de idéias prefeitas
que, passando pelas almas, tomam vida, sendo projetadas na matéria, moldada pelo
Demiurgo, tornando-se uma cópia da idéia original.
9) As cópias, no entanto, são imperfeitas e fugazes. Dessa maneira, a idéia de
flor, genérica, abstrata, perfeita e universal, ao passar por várias almas,
geram várias flores individuais, que são imitações transitórias e defeituosas
dessa idéia abstrata de flor, que é perfeita e universal. Dessa maneira, a
junção de todas as flores corresponde a idéia de flor perfeita existente no
mundo das idéias.
10) Para Platão, as idéias tinham uma hierarquia, estando o BEM e o BELO no topo
dessa mesma hierarquia; sendo elas a soma de todas as outras idéias. Ou seja: A
origem de todas as coisas no mundo sensível vinha das idéias perfeitas de BEM e
de BELO, de onde eram derivadas todas as idéias, que projetados pelas almas,
davam forma e vida ao mundo sensível.
11) Ainda sobre o assunto, o SER era ETERNO, imutável, perfeito. Cada idéia,
cada indivíduo, seja ou não uma divindade, era um SER. CADA IDÉIA É ÚNICA, mas
ao passar pelas almas, pode ser projetado em uma multiplicidade de formas
sensíveis, que para Platão é um NÃO-SER, ou seja, não tinham o SER dentro de si.
12) Os Homens e os Deuses, bem como as divindades, tinham suas almas atreladas a
si, não dependiam do DEMIURGO para se materializar no mundo físico.
13) O Homem, SER PERFEITO e eterno, de natureza espiritual, inteligível,
desagradou aos deuses, que por castigo os jogaram no mundo material. Com sua alma
presa ao corpo, aos poucos foi esquecendo do mundo das idéias e sua origem.
14) Mesmo condenado a esquecer, de vez em quando o Homem tem breves lampejos do
mundo das idéias. Sempre que isso ocorre, tem a impressão de que algo no mundo
sensível está errado e fica se perguntando o que.
15) É a alma humana, que tenta se libertar do corpo, uma espécie de cárcere que
a prende ao mundo sensível. Esta libertação, começa e progride mediante a
filosofia, que é separação espiritual da alma do corpo, e se realiza com a
morte: separação definitiva da alma do corpo.
16) Para Platão, O Mal não existe no mundo das idéias. O Mal é uma PROJEÇÃO
DISTORCIDA do bem, feito pelas almas.